quinta-feira, 10 de maio de 2007

VISITA DO PAPA GERA PROTESTO DE FEMINISTAS CATÓLICAS

A visita do Papa Bento XVI ao Brasil também está sendo marcada por protestos em todo o Brasil. Em Pernambuco, católicas e feministas estarão reunidas em um ato público marcado para o meio dia de hoje, em frente à igreja de Santo Antônio.

Elas reivindicam mudanças na postura da igreja católica com relação ao uso de métodos contraceptivos, a livre orientação sexual e ao aborto. As mulheres prometem um ato silencioso. A ação será realizada em mais 12 capitais brasileiras, onde mulheres e homens, católicos e de movimentos sociais, enviarão um recado ao Papa Bento XVI, através de faixas.

As manifestantes acreditam que a presença do Papa no país pode incentivar um avanço das práticas e ideais fundamentalistas. Elas adiantam que pesquisas realizadas no Brasil sobre saúde pública mostra as dificuldades de acesso aos contraceptivos e aos temas que envolvem o planejamento familiar, HIV/Aids, os direitos sexuais e reprodutivos, o aborto, entre outros temas.

Segundo o Ministério da Saúde, o parto representa a primeira causa de internação de meninas, entre 15 e 19 anos, no Sistema Único de Saúde. Em todas as regiões, a gravidez precoce representa 80% das internações das jovens. O aborto ainda é a terceira causa de morte materna do país e as práticas preconceituosas contra homossexuais persistem.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Nenhum comentário: