sexta-feira, 30 de março de 2007

LULA CRITICA REDUÇÃO DE MAIORIDADE PENAL NA FORMATURA DO PRO JOVEM

30/03/2007 - 15h09
Lula critica redução da maioridade penal e se mostra um exemplo para jovens
Publicidade

on error resume next
ShockMode = (IsObject(CreateObject("ShockwaveFlash.ShockwaveFlash.8")))
da Folha OnlineO presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta sexta-feira, durante discurso na cerimônia de formatura do programa ProJovem, em Olinda (PE), a redução da maioridade penal."Hoje, 30% das meninas entre 15 e 17 anos, que estão fora da escola porque já têm filhos e, se tiveram filhos, é porque não tiveram educação sexual adequada dentro de casa ou na escola. E se a escola não cuida e se a família não cuida, a gente depois não pode querer punir a juventude ao diminuir a maioridade penal para colocar jovem na cadeia, achando que vai resolver o problema da juventude brasileira", afirmou Lula.O presidente ainda se mostrou como um exemplo para os jovens. "Eu quero dizer para vocês: se tem um brasileiro que pode significar o exemplo de que a perseverança, de que a luta e de que o nunca desistir dá resultado, sou eu. Porque um retirante nordestino, que sai daqui com sete anos de idade, com oito filhos, oito irmãos agarrados no 'rabo da saia' da minha mãe, chegar em São Paulo, sobreviver e chegar à Presidência da República, deve ser uma motivação e um exemplo para vocês, que podem acreditar que podem chegar lá, é só vocês não desistirem." E continuou: "Muitos de vocês vivem hoje em situações até mais degradantes do que a situação que eu vivi, porque hoje tem mais violência, hoje tem menos espaço. Hoje, uma pessoa que mora numa favela ou numa palafita não tem espaço de lazer, não tem espaço para as crianças brincarem".Lula ainda falou sobre sua luta para conseguir a Presidência da República. "Deixa eu dizer para vocês uma coisa: cada eleição que eu perdia --eu perdi a eleição em 1989, perdi a eleição em 1994, perdi a eleição em 1998--, as pessoas falavam assim para mim: 'Lula, agora chega, já perdeu demais, desiste'. E eu falava: não. Eu perdia em novembro e em janeiro eu estava na rua outra vez, falando com o povo brasileiro, chamando a atenção dele. Foram 12 anos de espera para chegar aqui e eu não posso jogar fora essa oportunidade e essa confiança que vocês me deram, eu não posso, eu tenho que aproveitar esse segundo mandato para fazer mais do que no primeiro."O presidente disse também que sonha que cada cidade-pólo do país tenha uma escola técnica e uma extensão universitária.

quinta-feira, 29 de março de 2007

UMA BOA DICA DE CINEMA

Tive a oportunidade de assistir o filme "BORAT - O SEGUNDO MAIOR REPÓRTER DO GLORIOSO PAIS CAZAQUISTÃO VIAJA A AMÉRICA", e recomendo para todos que ainda não viram. O filme é maravilhosamente divertido e me fez lembrar por um momento de Samuel Huntington e o seu "Choque de Civilizações". Mas deixando as conceituações e filosofia de lado, é irresistivel a aventura do jornalista Borat que parte de Cazaquistão para realizar um documentário nos EUA.
Ainda está em cartaz no circuito alternativo da cidade. Inclusive no Espaço Unibanco 4.

O FIM DO TROCA-TROCA

Foi correta a decisão do TSE ( Tribunal Superior Eleitoral) de impor a fidelidade partidária para os políticos eleitos para os legislativos em todos os seus níveis. Ou seja, qualquer deputado eleito em 2006 que trocou de sigla está correndo o risco de perder o mandato, a não ser que retorne ao partido pelo qual se elegeu. Até agora 37 dos parlamentares eleitos em outubro trocaram de agremiações. Como bem disse o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), " É o primeiro passo para a reforma política".
Eu sempre defendi que " os mandatos pertencem aos partidos politicos", respeitando o sistema eleitoral proporcional. Acho que o principio da democracia política se dá na respeitabilidade das instituições.
O troca-troca de partidos, muito comum em inícios de governos em que as negociações estão a todo vapor, tiram a legitimidade politica dos partidos, sendo eles usados somente como trampolim para projetos pessoais.
Já passou da hora dos partidos tomarem as rédeas dos seus projetos ideologicos e preparar melhor os seus quadros politicos nas disputas eleitorais. Que seja bem vinda a tão esperada reforma política.

quarta-feira, 28 de março de 2007

CCJ APROVA LEI QUE AUMENTA PENA PARA QUEM ENVOLVER MENOR EM CRIMES

Boa noticia também na questão da segurança pública, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nessa quarta feira o projeto de lei que dobra a pena para o crime de formação de quadrilha para os adultos que envolverem menores nesse tipo de delito. O projeto precisa ainda ser votado em plenário. Veja detalhes da noticia em: http://www.senado.gov.br/agencia/ . Na minha opinião isso já é um avanço, embora que muito pouco. Mas já alivia o sentimento de impunidade que tomou conta de todos nós diante dos crimes bárbaros ocorridos recentemente e que tiveram a participação de menores.

8 MILHÕES DE BRASILEIROS DEIXAM A LINHA DE POBREZA

Olá, inicio hoje com uma boa noticia!
8 milhões de brasileiros deixam a baixa renda. Esse é o resultado da pesquisa realizada pela financeira francesa Cetelem, em parceria com o instituto de pesquisas Ipsos Public Affairs. A pesquisa mostra que a população de mais baixa renda migrou para as classes imediatamente superiores. Com isso, a classe C, que reunia 62,7 milhões de habitantes em 2005, encerrou o ano passado com 66,7 milhões de brasileiros.
Essas informações foram retiradas do Estadão dessa quarta-feira. Os detalhes só mesmo na edição impressa ou para quem é assinante ( o que não é o meu caso) no site do jornal.
Mas essa pincelada na noticia, já serve pra eu dialogar com os leitores desse querido blog, quanto a boa fase da nossa economia, mesmo com juros ainda altos, percebemos que o Brasil está no rumo certo de crescimento sustentável, ao contrário do que apreoga muitos analistas por aí e politicos de oposição.

segunda-feira, 26 de março de 2007

A NOVA MARTA SUPLICY E AS ESPECULAÇÕES PARA 2008.

Já tem especulações quanto a nova Marta Suplicy light, Ministra do Turismo. Uma nota no painel da Folha de São Paulo de ontem, afirma que se Geraldo Alckmin concorrer a prefeitura de São Paulo e José Serra for o candidato a presidente em 2010, a ministra deixaria de concorrer para a prefeitura e tentaria o governo do Estado de São Paulo. Segundo o painel, o nome de Arlindo Chinaglia seria o mais cotado para concorrer o pleito de 2008 pra uma vaga no executivo paulistano. Eu particularmente acho que não só Arlindo Chinaglia, mas Candido Vaccarezza também é um nome que se destacou na eleição para presidencia da Câmara e por isso não estaria descartado.

KASSAB EM BAIXA ABRE CAMINHO PARA OS TUCANOS

Ainda sobre Kassab, mais do que a oposição e em especial o PT, quem realmente deve estar muito feliz com a baixa aprovação do prefeito é o PSDB de José Serra e Geraldo Alckmin, já que essa avaliação legitíma e cacifa os tucanos a lançarem candidato a prefeito de São Paulo nas eleições de 2008. Se Gilberto Kassab tivesse com sua gestão bem avaliada, os tucanos teriam um grande problema pela frente, ou seja, tentar convencer o PFL (PD) a não lançar candidatura a reeleição para apoiar um psdebista ( especula-se a probabilidade de Geraldo Alckmin ser o candidato). Com esses dados calamitosos para o atual prefeito, que o Datafolha divulga, está praticamente livre o caminho para os tucanos.

KASSAB - O ETERNO REJEITADO!

Segundo pesquisa datafolha divulgada hoje, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab tem um pífio desempenho a frente da prefeitura paulistana. Sua gestão é avaliada como ruim/péssimo por nada menos que 42% da população. O prefeito tinha em 2006 uma avaliação negativa de 33%. Com esses números, o prefeito Gilberto Kassab se consolida como o eterno rejeitado. Primeiro foi rejeitado por Celso Pitta, que tinha o como um gerentão, mas que perdeu espaço, quando Pitta resolver tirar secretarias do PFL (partido do atual prefeito, hoje mudando de nome para Partido Democrata). Depois veio a rejeição do PSDB ao seu nome, inclusive a do próprio então candidato José Serra, que atribuia essa rejeição ao passado nebuloso de Kassab, que foi acusado de enriquecimento ilícito, empregou parentes na administração pública e ainda apareceu na cena da policia apreendendo uma mala com U$ 130 mil dólares numa rodovia paulista. Sem falar que o ex-secretário de planejamento de Celso Pitta, indiretamente foi rejeitado pela população, quando ela tirou Celso Pitta da prefeitura. Enfim, talvez seja essa eterna rejeição que faça do prefeito por acaso, um revoltadinho que esbraveja e aponta dedo para cidadãos.

domingo, 25 de março de 2007

NÃO REPERCUTIU!!

Curiosamente, essa bombástica noticia das reuniões secretas do Banco Central não repercutiu na grande imprensa. Nem mesmo no Blog do Noblat, que adora explorar esse tipo de acontecimentos, até mesmo para atacar o governo, como ele adora, nem uma nota foi vista. Porque será que não interessa para a mídia os feitos do Banco Central?

JORNALISTA EXPLICA AS FALCATRUAS DO BC

Para entender melhor as falcatruas do Banco Central, que privilegia instituições financeiras com informaçõe da economia, não sabemos a qual preço, deixo um link com a entrevista da jornalista Marcia Pinheiro da revista Carta Capital, autora da matéria, cedida ao jornalista Paulo Henrique Amorin no Conversa Afiada: http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/422501-423000/422760/422760_1.html

OS SEGREDOS DO BANCO CENTRAL

Uma matéria que vale a pena ser lida é a da revista Carta Capital dessa semana, que revela as reuniões secretas do Banco Central com os executivos das instituições financeiras. Esses encontros sigilosos aconteceram em São Paulo e Rio de Janeiro. Tais reuniões eram oficiosas e não oficiais. Tendo dessa forma, um caratér privado.
Ora, como podem tratar órgãos públicos como privado? Estamos curiosos em saber o que realmente foi discutido nesses encontros.
Leiam a matéria no link: http://www.cartacapital.com.br/edicoes/2007/marco/437/a-republica-distante

sábado, 24 de março de 2007

É uma pena que o tempo é escasso e não consiga atualizar diariamente este querido espaço de informação, idéias e debates. Preciso dormir. Até mais meus caros leitores!
Fiesp aprova a ida de Miguel Jorge para o Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio.“Vamos nos empenhar para que a gestão do Miguel, à frente desse novo desafio em sua trajetória profissional, seja bastante profícua. Estou certo de que vamos somar esforços para o crescimento do Brasil”, disse Skaf. Tá no site da Fiesp.

A REPERCUSSÃO DO DIEESE

Para complementar essa informação sobre o DIEESE, coloco trecho de um comentário no blog do Renato Rovai: "Os resultados são excelentes. Colocam o Brasil num plano primeiro mundista do ponto de vista das negociações de trabalho em categorias profissionais organizadas." Leia o comentário completo, acessando o link:

GOVERNO PROMOVE O MAIOR REAJUSTE SALARIAL DA HISTÓRIA, SEGUNDO DIEESE

Dentre as noticias positivas dessa semana, vale ressaltar a do reajuste salarial de 2006 divulgada pelo DIEESE, onde o seu Sistema de Acompanhamento Salarial (SAS) criado em 1996, mostra que nesse ano, houve o maior reajuste da hístoria.
Favorecidas pelo desempenho econômico e pela inflação estabilizada em patamares muito inferiores aos tradicionalmente vigentes no Brasil, as entidades sindicais representativas dos trabalhadores asseguraram, em 86% das negociações registradas no sistema, reajustes superiores à inflação, o que significa que, na grande maioria delas, foram conquistados ganhos salariais reais em relação ao ano anterior.
O resultado positivo foi verificado em quase todas as 656 negociações analisadas no ano: mais de 96% delas garantiram, no mínimo, a manutenção do poder de compra dos salários estipulados na data-base anterior, através da incorporação da variação acumulada do INPC-IBGE – Índice Nacional de Preços ao Consumidor, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Isso mostra que o governo do presidente Lula, ao contrário do que afirma muitos criticos, vai no rumo certo, quanto a manutenção do poder de compra do salário minimo.

domingo, 18 de março de 2007

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

Diante o descalabro educacional provocado pelo governo do PSDB no Estado de São Paulo, soa como remédio o Plano de Desenvolvimento Educacional, divulgado pelo ministro Fernando Haddad (Educação), onde apresenta sólida diretrizes no sentido de melhorar a educação no Brasil, desde o ensino fundamental até a pós-graduação. E também a idéia de criar uma avaliação como o provinha e o indicador de qualidade que combine desempenho em provas com dados de repetencia e vasão.

Do que será que eles tem medo?

A matéria de capa do jornal Folha de São Paulo deste domingo tenta simplesmente mostrar que o governo gasta muito com Tvs Públicas, numa cifra de R$ 544 milhões correspondente ao ano passado. Isso pra tentar minar a proposta do ministro Hélio Costa ( Comunicações) e com o aval do presidente Lula, de se criar uma nova tv estatal, com tansmissão em rede nacional, ligada ao Executivo. Ora vejam, parece que incomodam á grande mídia, o fato de querer dar espaços para a democratização da mídia e imprensa. Do que será que eles tem medo?