terça-feira, 31 de julho de 2007

DICA DE DVD DO MEU GRANDE AMIGO ALEX FALCÃO

"O ano em que meus pais saíram de férias" -
(Por Alex Falcão)
O filme de Cao Hamburger é o caso explícito que queremos, gostamos e precisamos de cinema por aqui. Filme de cinema puro para o público que gosta da Telona sem o apelo de massas e multidões, mas ao mesmo tempo, um filme pra você, um filme sobre nós.
O silêncio de Mauro nos diz muita coisa. Um sofrimento velado que nos prende pelas experiências e medos que compartilhamos com o personagem do filme e que carregamos da nossa própria infância.
O filme mostra um pouco do clima de festa que invadiu o Brasil as vésperas da copa de 70 e que contrasta bem com a ditadura estabelecida. Motivo esse que faz com que os seus pais o deixem com o seu avô Mótel (Paulo Autran).Avô que não vai poder recebê-lo.
Começamos a ver a vida de Mauro (Michel Joelsas) com uma sociedade totalmente diferente da sua: A comunidade Judaica do Bom Retiro que o abriga nessa época na casa do Velho Shlomo (Germano Hauit).Diante desse cenário, começa o show que esse filme representa. A sua paixão pelo Futebol, as amizades com Hanna (Daniela Piepszik) e Ítalo (Caio Blat), a sua solidão e as vivências de uma criança como todas as outras com as suas futuras histórias pra contar.As constantes imagens espelhadas em seu rosto mostram que tudo é secundário a não ser o sentimento de Mauro diante da realidade vista.
A seleção do Brasil de 70 serve como alívio para o povo e para ele que ali espera os seus pais voltarem de "Férias" que nem ele sabe pra onde, mas que começa a imaginar pela violência que segue no cotidiano de um País em Ditadura. Não tem como passarmos despercebidos diante da corrida de Mauro atrás do Fusca azul ou do seu momento de fúria no filme seguido do seu choro íntimo, particular .
O silêncio que se estabelece no filme diante de diversas cenas faz com que o óbvio fique subentendido. Que os sentimentos ganhem forma pura e simples como se passa no coração da criança. Uma realidade vista e conhecida por todos, mas totalmente nova e dura para o mundo que surge para Mauro.Cenas que simplesmente não se transformam em palavras.
Gênero: Drama Site Oficial: www.oano.com.br Direção: Cao Hamburger Roteiro: Cláudio Galperin, Bráulio Mantovani, Anna Muylaert e Cao Hamburger, baseado em história original de Cláudio Galperin e Cao Hamburger Produção: Caio Gullane, Cao Hamburger e Fabiano Gullane Música: Beto Villares Fotografia: Adriano Goldman Direção de Arte: Cássio Amarante Figurino: Cristina Camargo Edição: Daniel Rezende

segunda-feira, 30 de julho de 2007

ESPERANDO A PRIMAVERA

Não gosto de frio. O inverno é uma estação do ano no qual eu deveria me ausentar. Procurar lugares mais quentes, porque no calor é que a vida acontece.
O tremor da temperatura baixa me deixa extremamente irritado, a ponto de não conseguir identificar meus gostos. Mas isso é muito pessoal, conheço pessoas que adoram esse tempo, vibram quando chove e são mais felizes com isso. Eu particularmente, perco os sentidos, fico a divagar no tempo, na tentativa de me acolher e me tornar mais quente o possível. Me lembro dos amigos. De todos. E nenhum me aparece. Pura solidão é o inverno.
É quando sinto a realidade da vida, e percebo que não tenho ninguém. Nem a tv, nem as músicas, nem os bons papos da internet. Estou só. Eu e o frio, no verdadeiro inverno. Bem como diz a linda música da Adriana Calcanhoto, "faço tantas graças pra ninguém". Mas vou seguindo, esperando a primavera.

quinta-feira, 19 de julho de 2007

UMA VIDA, DUAS VERTENTES

Eu as vezes sinto que nunca alcançarei meus objetivos de vida. Até porque renovo eles a cada instante. Tem momentos em que me sinto mais instropectivos, e parto para uma viagem criativa sem fim. Geralmente nesses períodos procuro me isolar das coisas do mundo, não vejo noticiário, crio um mundo e me escondo dentro dele. Sofro muitas vezes.
Noutros me vejo como pop estar, cercado de amigos e admiradores, sufocando os dias com um monte de compromissos e me sinto feliz quando faço isso. São momentos de realizações. E acho importante ter essas duas vertentes. Porque numa crio e na outra realizo e assim levo a vida, ganhando e perdendo, e como diz a música nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar!
Eu estou muito empenhado nesses dias na construção de um novo trabalho literário, por isso a atualização deste blog ficará um pouco prejudicado. Será uma surpresa.
Mas isso não me impedirá de passar por aqui e ler os maravilhosos comentários que vocês leitores deixam e também continuarei a postar meus pensamentos regularmente.

domingo, 15 de julho de 2007

TE DESEJO, MEU BEM

Te desejo meu bem,
Como quem deseja a sorte
Ou a morte nos dias tristes
Desejo como sonho
E de muitos sonhos
É que te desejo meu bem

Não estrague com meias verdades
E muitas mentiras,
o impulso que me é natural
Finja comigo, me deseje também.
Seu olhar, meu sorriso, nossa dúvida.

Te quero, tanto quanto for possível
Mesmo que o possível seja este minuto.
Me engane com seu falso desejo
E deseje o que quiser,
enquanto me realizo em você

Me compreenda meu bem
Não estrague com meias mentiras
E muitas verdades, a nossa emoção

Te desejo meu bem
Como quem nada mais deseja
A não ser a sorte ou a morte.


LUIZINHO BRITO

UMA PESSOA TEMPORÁRIAMENTE DESINTERESSANTE

Acordei com vontade de mudar. Buscar alguns valores que ao longo dos dias me esvaiu e retomar o modo de vida que eu tinha a tempos remotos. Há muito que estava num processo de auto-alienação em troca de conversas fúteis e desinteressantes. Talvez tenha me tornado nesse período, uma pessoa desinteressante.
Ser interessante, possuir conteúdo, estar sempre antenado e bem informado me faz melhor, gosto disso, mas percebi que me deixa muito mais solitário.
Ao tempo que me deixei levar pela vida cotidiana, tive ao meu lado amigos especiais, que quero mantê-los ao meu lado, mesmo que eu não seja mais tão interessante para eles.
Não acompanhei a festa do Pan, embora fiquei chocado com a atitude dos cariocas em vaiar efusivamente o presidente Lula e aplaudir com a mesma ênfase o prefeito Cesar Maia. Foi a voz da burguesia a favor da burguesia. Mas não me prolongarei dentro deste assunto e sequer vou opinar sobre as podridões políticas que nunca param de aparecer.
O que quero de fato é buscar entender o mundo, pois é para isso que me faço presente e é nisso que devo debruçar minha inteligência, se é que tenho, mesmo que isso não seja interessante pra ninguém!

sábado, 14 de julho de 2007

UMA NOTA, UM FILME

Nesses dias ando tão a flor da pele que ando chorando até com piadas mal contada. Não sei muito bem que fase é essa, já que a muito tempo não me sentia tão sensivel e emotivo. E hoje, ao contrário de ser a gota d´agua, como diz a canção do Chico, me vi enchendo baldes e mais baldes de lágrimas enquanto assistia o filme "Antônia", que também não sei bem porque cargas d´agua resolvi fazê-lo novamente, mas a história das meninas me tocou de uma maneira diferente dessa vez.
Uma das coisas que mais me comove nesse belíssimo filme da Tata Amaral é o sofrimento do personagem Duda, que passa por constrangimentos e intolerância da vizinhança simplesmente porque é homossexual, a vida dificil que se leva nas periferias da cidade, o acreditar num sonho, um submundo. Tudo isso é Antonia, o filme. Que infelizmente não teve o sucesso esperado no cinema, o que se credita isso ao seriado apresentado pela tv globo, antes do filme estrear, mas que já está nas locadoras e vale muito a pena ser visto. Eu recomendo!

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Por conta de tudo que construi ao longo da vida, fiz muitos amigos. Alguns sempre próximos, outros vejo de vez em quando, mas continuam amigos, e ainda tem aqueles, que já foram amigos e hoje são colegas que se encontram por acaso. Muito interessante essa capacidade nossa de se aproximar das pessoas, criar uma relação e de repente sem motivo aparente, vê-las em busca de coisas novas. Mas faz parte do processo.
Mas sempre tem aqueles amigos que se transformam em parte de nós mesmo e que quando não estão por perto, parece que falta uma parte de nós. E é assim que me sinto hoje,faltando um pedaço, já que meu grande amigo e confidente está viajando a trabalho e só volta no mês que vem. Só de lembrar os ótimos momentos que passamos juntos nos últimos dias, já me bate uma saudade danada. E por enquanto estou só! Por mais amigos que tenho, por mais frenético que esteja a vida, no caso a minha, me sinto só. Engraçado isso.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Dias de Grande Intensidade

Vivi momentos de grande intensidade nesses últimos dias, digo desde segunda feira, dois de julho em que comemorei mais um aniversário. Todos os anos eu costumo programar festas bombadas, reunir todos os amigos, desde os mais próximos até os vizinhos que só me cumprimentam em datas especiais e que em dias de festas se aproximam pra saber o porquê da comemoração e acabam ficando.
Este ano, por conta da correria de faculdade, trabalho, lançamento do livro, dentre outras coisas, nem tive tempo, quando percebi já faltava pouco para a data.
Então resolvi fazer programas diferenciados. Foi bem melhor, pois fui ao teatro, a bares, conheci pessoas interessantes e que já nos tornamos amigos, claro que também fui ao macdonalds, como todo mundo costuma fazer. Afinal, sou ser deste mundo também.
E por conta disso, pouco acompanhei a vida politica do país e os demais conhecimentos, o que de certa forma me agradou, pois alienar-se as vezes nos traz de volta a esperança e a crença no novo mundo.

domingo, 8 de julho de 2007

Para deixar o domingão de feriado mais clássico e erudito, postei ao lado uns vídeos com a 9° sinfonia de Bethoveen. Aliás, para quem quiser emendar e seguir no clima, sugiro o filme " O Segredo de Bethoveen", que está em DVD nas locadoras. Não dá para classificá-lo como um filmão até porque não tem compromisso com a vida real do mestre da música, mas é uma ficção que conta a história de amor entre o compositor e uma jovem, num período conturbado da vida dele, justamente é nessa época que ele começa a construir a 9° sinfonia.

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Parece que sou fã do Rufus, mas confesso! Sou fã das músicas do Rufus e vai mais uns videozinhos legais dele!

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Legião Urbana - Vinte e Nove
Perdi vinte em vinte e nove amizades
Por conta de uma pedra em minhas mãos
Me embriaguei morrendo vinte e nove vezes
Estou aprendendo a viver sem você
(Já que você não me quer mais.)
Passei vinte e nove meses num navio
E vinte e nove dias na prisão
E aos vinte e nove com o retorno de Saturno
Decidi começar a viver.
Quando você deixou de me amar
Aprendi a perdoar
E a pedir perdão.
E vinte e nove anjos me saudaram
E tive vinte e nove amigos outra vez.

SAUDAÇÕES AOS NOVOS AMIGOS NO NOVO ANO DOS MEUS VINTE E NOVE

Nos últimos dias, tenho vivido momentos de grande reflexões como já anunciei aqui no blog em posts passados. Um deles se refere aos recèm-chegados vinte e nove anos e a cobrança de se posicionar diante da vida. Mas não é bem disso que eu vim falar, muito embora esse assunto me torture em doses homeopáticas.
O objetivo maior deste escrito, é discernir quanto a necessidade que tenho em obter novos amigos sempre. O ano dos meus vinte e oito, foi um ano especialmente rico no que se refere novos amigos.
Minhas amizades são muito díspares e contrastantes, o que dificulta por exemplo uma festa de aniversário única. Mas me permite ciclos de conversas das mais variáveis, das mais cultas as mais picantes, da vida política nacional á vida alheia do meu vizinho ( este é claro em medida equilibrada, porque senão gera assunto além da conta, ou seja, fofoca).
Eu quero saudar a vinda dos novos e grandes amigos que abrilhantaram o ano dos meus vinte e oito anos que se findou a pouco e que certamente fará com que o ano dos meus vinte e nove sejam muito mais felizes e confortáveis, sejam pelos momentos filosóficos, culturais, comportamentais, de baladas e bebedeiras. Não citarei o nome de nenhum em especial, para não cometer injustiça com outros.

domingo, 1 de julho de 2007

Ao lado, belíssima música de Heitor Villa Lobos, Prelúde n°5, combina com esse domingo gostoso de inverno.

ANIVERSÁRIO DO AVÔ

Uma homenagem á Sr. Dirceu de Brito, que faz hoje 78 anos com muita sabedoria, aproveitando bastante os momentos gostosos que a vida lhe oferece, apesar da PF acabar com um dos seus hobbys preferidos que é o dos bingos, e eu só tenho a agradecer á PF por fazer com que meu avô buscasse outras formas de diversão que não fosse o jogo. Mas como o velhinho é viciado, já se acostumou com o jogo do bicho, eita vô viu?
Um super beijo a este avô maravilhoso e também a dona Maria, sua companheira de longa data, que Oxalá lhes abençoe e agradecemos enormente o carinho e o amor com que vocês, (opa, desculpa!..Que liberdade é essa), que os SENHORES, nos dispõe.
PARABÉNS VÔ!! E VÊ SE NÃO FICA NERVOSO COM ESSE TIMINHO QUE O SENHOR TORCE, QUEM MANDOU SER CORINTIANO. BJÃO!!1

A BUSCA PELO SABER FÚTIL

Se tem coisas que me perturbam muito, são as necessidades que as pessoas têm em querer saber de coisas que não lhe compete, ou seja, das intimidades das outras. Ora, eu ainda sou daquele tipo de pessoa que valoriza a discrição com relação à alguns assuntos. Talvez eu seja careta, já que a sociedade cada vez mais, tende a expor seus sentimentos, seja eles os mais íntimos. Haja ver como faz sucesso o Big Brother e esses reallity shows que tem por objetivo a exposição de seres fúteis.
Vejo beleza e elegância no mistério. Acho que o silêncio é uma aventura, saber que temos um segredo e acreditar que ele não será desvendado nunca, mesmo quando os olhares nos entregam e nos revelam que nos causam medo, angústia, satisfação e o mais importante, ter segredo é ter poder. Poder de saber algo que outras pessoas não sabem. E é bem possível que este seja o grande motivo das pessoas fazerem essa busca incansável e insaciável em querer saber o que acontece na vida de todo mundo. Mas eu ainda prefiro a elegância da realeza britânica de Elizabeth, do que a espontânea exibição de Lady Die.