quinta-feira, 27 de novembro de 2008

UMA SUGESTÃO DE BLOG

Já faz uns três anos que eu mantenho esse blog e tenho imenso orgulho de mantê-lo. Nem sempre consigo atualizá-lo com frequência, seja por falta de tempo ou até mesmo de inspiração.
O melhor de se ter um blog é a liberdade que temos para falar dos mais diversos assuntos, sem se preocupar muito com regras linguísticas ou conteúdos, como é o caso deste aqui. O mais importante é falar sobre o que pensamos naquele momento, ler os comentários ( a melhor parte!) que os leitores fazem, as vezes nem tão elogiosos porém válidos.
É uma verdadeira terapia, como já disse o blogueiro Tiago ( o link tá ao lado) que acabou se tornando um amigo e leitor assíduo deste blog. As vezes quando não estamos muito para conversas, ou quando enfrentamos uma situação qualquer, quando queremos nos interiorizar, vimos para o computador e descarregamos todas a nossas angústias, alegrias, dentre outros na escrita e assim, percebemos o quanto somos carentes de expor nossos ponto de vistas, nossas emoções e pensamentos.
E a partir desse breve comentário é que quero apresentar aos meus leitores e amigos o mais novo blogueiro Rogério Santos. Uma pessoa que também se dedica a pensar a vida a partir do mundo e analisá-lo de maneira crítica, colocando suas próprias experiências pessoais como baliza para o entendimento universal.
O link para o blog dele está aí ao lado direito e desejo toda a sorte e sucesso para ele nessa seara virtual e convido todos os frequentadores do MicroPoesiaHumana para acessar, ler e comentar os excelentes posts que lá estarão a partir de agora.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A INSPIRAÇÃO VEM DE ONDE?

Nessa noite antes de dormir fiquei um pouco perturbado por algo estranho que me ocorrera. Não sei descrever o que é. Era uma angústia sem causa ou pelo menos atribui a mesma a um certo exagero nas doses cavalares das cervejas que tomei na companhia dos meus novos e já grandes amigos durante a visita que fiz a eles. Pessoas cultas e finas que apreciam uma boa prosa sobre os mais diversificados assuntos, acabamos por horas buscando traillers de filmes clássicos no youtube para relembrarmos algumas cenas marcantes. E passaram coisas interessantíssimas que nem eu me lembrava mais de ter visto, o que aumentou minha vontade de rever alguns daqueles títulos e ver os ainda inéditos ( pelo menos para mim) de outros que só conheço por nome.
Acho que esse passeio caseiro e virtual por momentos marcantes da sétima arte pode ter sido a causa da minha perturbação.
Parece desinteressante esse relato mas ele serve para explicar a metamorfose kafkaniana que me aconteceu enquanto eu dormia. Eu sofri uma transformação durante o sono transtornado e logo, lugares que nunca fui, personagens que nunca vi e situações que nunca vivi me tomaram por completo, me fazendo levantar várias vezes para tomar água na tentativa de satisfazer uma ressaca insaciável. O mais engraçado é que mesmo sendo interrompido por pelo menos umas três vezes para ingerir fartos copos d´aguas, eu voltava ao mesmo devaneio,, por isso me senti como se sentiu Gregor Samsa no clássico da literatura.
Acordei nessa manhã, não tão cedo é claro, e coloquei a utopia no meu caderno de brochura que também apareceu nele. Ou seja, fui servo de um distúrbio noturno.
Agora que estou bem acordado, consigo decifrar o que tudo aquilo me dizia (se é que tinham a intenção de me dizer algo) e provavelmente uma nova história sairá em breve, cujo título não foi dado por mim e sim pelos personagens que invadiram minha última noite. Não direi agora para não estragar a surpresa e para que eu também não seja pego de surpresa. E assim veio a inspiração, de um sonho de uma noite de primavera (quase verão) mal dormida.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O PRAZER DE ESCREVER BOBAGENS

Estava a fim de ver um pouco de putaria na internet. Esse tipo de coisa que todo mundo costuma fazer nas madrugadas vazias e que negam veemente em nome da moral e dos bons modos. Por fim, depois de procurar pelo google, acessar alguns sites decepcionantes. Não pelo conteúdo porque esse não cheguei a ver, mas pelo preço que essas páginas cobram só para expor alguns corpos que nem sempre valem a pena. Desisti e achei melhor vir escrever.
Prazer por prazer fico com a escrita. Pelo menos não preciso pagar nada além do que já pago para escrever e ninguém precisa pagar nada mais para ler. E se não gostar do que eu redigi não sai no prejuízo. Isso sim é prazer virtual.
Pense comigo, se todo mundo que fica enrolando na internet até altas horas, muitas vezes jogando, vendo o orkut dos outros, ou então papeando uma conversa furada com um suposto amigo que se conhece só pelo messenger mas é considerado íntimo só pelo fato de não se verem. Se verem? Será essa a palavra correta? Enfim, continuemos. Se todo esse povo que espera madrugar pra ficar vendo putaria no computador e que muitas vezes pagam para ver umas imagens de bundas e sexos deprimentes descobrissem o prazer de escrever, certamente não perderiam seu precioso tempo noturno com essas sacanagens que por sí só já é uma puta sacanagem. É bem possível que mais merdas como essa que transcrevo aparecesse como praga. Seria um risco mas putaria por putaria, estava valendo.
Mas acredito que no meio de tantas bobagens que os frustrados como eu escreveriam, alguns se destacariam por pensar e falar algo de interessante. Mesmo que seja sobre a mulher, a sogra, o chefe, ou sobre a raça do cachorrinho que o jardineiro encontrou no portão da casa onde ele trabalha. Outros poderão até discutir a crise global, colocar palavras técnicas e bonitas, terão aqueles que defenderão a política. Enfim, não deixaria de ser uma putaria. Mas a diferença é que ao invés de ter que pagar para ver algo que nem se sabe o que é, fariamos a nossa sacanagem e de graça.
NÃO É AMOR

Não é amor.
Ainda que uma inspiração nova
Cheias de sonhos e segredos
Ao mesmo tempo que cega, suspeito.

Não é paixão.
Ainda que eu consiga ver a loucura
Que não é a minha, mas a do outro
Empolga em silêncio, desconfio.

Não é posse.
Ainda que me sinto atraído pela cor
Vermelha do sexo, atemporal
Constante e parco.

É fantasia.
Asfixiada pela posse
De uma paixão possível.

É vontade.
Acordada por minhas aspirações e divagações
Transformadas no que deveria ser
Imagino.
O amor.

LUIZINHO BRITO.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

VIVER COM LIBERDADE

Houve um tempo em que eu achei que havia mudado. Não sabia até então que mudar é quebrar algumas amarras e se soltar para a vida. Eu achava que esconder, ou melhor, me esconder atras de uma figura imaginária do que eu deveria ser e não realmente o que sou era mudança. Como fui tolo!
Não foram poucas as vezes em que me confundia na ilusão daquilo que nada mais era do que adaptação para agradar e não incomodar, tentando dessa forma ser uma pessoa que fosse agradável a todos, sem opinião própria, sem destino e posso até dizer que sem vida própria. Eu vivia no mundo determinado pelos que me rodeavam. Coisas de gente covarde que se contenta com pouco e abre mão de si para viver a vida dos outros.
Mas uma fúria de vivacidade me tomou nos últimos tempos, me colocando a frente da vida como ela é de fato e pude me certificar que ela é a forma livre de ser. LIBERDADE!
Viver é ter liberdade para sermos o que bem quisermos, sem se importar com as adaptações. Nada melhor do que agradar a nós mesmo quando não sabemos o que de fato agrada o outro. Cada um que tente se agradar da forma que achar melhor, porque hoje eu mudei de verdade e vivo intensamente cada um dos meus desejos. E admito, o Universo tem me retribuído muito a ponto de me fazer consentir com toda segurança que estou feliz e realizado.
Por ora pensei, por que demorei tanto? Se tivesse percebido antes talvez vivesse esse êxtase a mais tempo, mas depois me recompondo e organizando meus pensamentos conclui que não demorou nada, apenas veio na hora certa, para que eu possa aproveitá-la com segurança e qualidade.
OBRIGADO UNIVERSO, OBRIGADO MEU DEUS! AXÉ PARA MIM E PARA TODOS!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

FRASES VAZIAS MAS QUE FAZEM SENTIDO

Eu acredito que o homem é feito de fases. Embora poucas pessoas consigam identificá-las e acaba não percebendo as constantes mudanças pelas quais passa. A cada momento a gente se transforma, se renova, se atem a alguma outra coisa da vida.
Cada fase que estamos, ora mais felizes, ora nem tanto, cheio de manias que trocamos a cada dia, nos determinam alguns desafios pelos quais somente os corajosos são capazes de enfrentá-los. Diferente dos medrosos ou acomodados que para não ter que correr riscos preferem ignorar suas fases e temperando a vida numa eterna falta do que fazer.
Estou feliz nesse momento da vida, simplesmente porque aproveito cada minuto dessa nova fase para me auto avaliar, crescer e melhorar como ser humano. É um período de grandes descobertas, inclusive de construir novas amizades sinceras e duradouras. É a liberdade de ser o que sou na minha essência, sem barreiras e falsas imagens. É isso.