sexta-feira, 19 de março de 2010

VIVER, ENVELHECER E REJUVENESCER TODOS OS DIAS


Hoje quero discernir sobre a terrível velhice. Muitos tem medo de envelhecer e existe todo um mercado voltado para o rejuvenescimento, até uma edição recente da revista "Superinteressante" dedicou várias páginas ao tema do não envelhecimento e da imortalidade.
Eu penso que nós envelhecemos e nos rejuvenescemos todos os dias através das nossas ações e atividades e nas nossas manias. Para mim, o ato de envelhecer se remete ao ato de ensinar e cada vez passo algo que aprendi ou aconselho alguém mais jovem, me sinto velho e me orgulho de ter adquirido conhecimento suficiente para ajudar os mais novos e me sinto super jovem quando estou em roda de amigos bebericando uma cerveja, jogando conversas fúteis fora, paquerando e inventando piadas.
Sou um velho quando não aguento o barulho da rua ou quando exijo a solidão para contemplar a janela, ler um livro, o jornal. Tenho todo um ritual para ver filmes, para almoçar, jantar, enfim, sou cheio de manias de velho. Mas tem momentos em que um bom som alto, num sucesso do momento, sem se importar com que os vizinhos estão pensando me dá vivacidade de adolescente, me alegra como se eu fosse um menino aprontando uma travessura.
Minha mente transita entre o sonho, a expectativa e a esperança do futuro, como fazem os jovens e a falta de tudo isso, como quem já viveu todas as experiências possíveis e os segredos da vida tivessem sido revelados, me deixando nostálgico e desesperançado.
E gosto de viver assim, envelhecendo e rejuvenescendo a cada dia, todos os dias, sem grandes fórmulas científicas, usando apenas os conhecimentos que vou adquirindo por aí.

Um comentário:

Valter disse...

Envelhecer pode ser bom ou ruim... depende das condições em que vivemos...