sexta-feira, 16 de julho de 2010

ARGENTINA DÁ UM PASSO HISTÓRICO NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA LGBT


Meses atrás eu ocupei este espaço para parabenizar o México por ter realizado naquela ocasião o matrimônio de cinco casais homossexuais com uma grande cerimônia no Palácio da Prefeitura da Cidade do México como resultado da aprovação de uma lei específica que considera inclusive o direito a adoção. E no mesmo texto eu disse que torcia para que a iniciativa mexicana despertasse o interesse de outros países em seguir seu exemplo dando ênfase para Brasil e Argentina.
Hoje volto ao tema para comemorar junto ao povo argentino a aprovação da lei que legaliza a parceria civil entre pessoas do mesmo sexo aprovado pelo senado da Argentina. Um grande avanço na busca pela igualdade de direitos civis.
O mais curioso é que a Argentina é formado por 75% de pessoas que se autodenominam católicos e onde a força da Igreja é bastante grande. A partir desta constatação eu me volto para o nosso quintal e pergunto: por quê o Brasil que é tão tolerante por ser um pais religiosamente diversificado ainda não conseguiu aprovar a parceria civil? Será má vontade dos seus representantes políticos, desinteresses pelas causas das minorias ou simplesmente preconceito? Temos que avançar também neste debate já que vivemos uma das nossas melhores fases e que estamos servindo de modelo para vários países.
Fico feliz que a Argentina tenha dado um passo importante na construção da cidadania, agora falta o Brasil se mostrar sensível a esta causa.

Nenhum comentário: