sábado, 7 de abril de 2007

SÃO PAULO ESTÁ PELADA!

Neste sábado resolvi caminhar pela Avenida Paulista. Foi minha primeira caminhada pela avenida simbolo de São Paulo, depois da lei que estabelece a Operação Cidade Limpa, criada pelo prefeito Gilberto Kassab. Confesso que por estar tão acostumado a poluição visual, das mais diversas propagandas, principalmente na região central estranhei muito ver a cidade vazia de outdoors, totens, placas e toldos. Me senti em alguns momentos em uma cidade que não era a minha. Primeiramente, porque não conseguia identificar os comércios, os bancos, as lojas. Acho que esse é o lado ruim dessa operação. Temos que entrar nas lojas, nos bares e antes de fazer o pedido, perguntar:
- Por favor, como se chama esse estabelecimento?..E nele se vende o quê? - Pois está muito dificil a identificação dos estabelecimentos comerciais. Estão todos com a mesma aparência de antigas vendas de secos e molhados ou armazéns.
A cidade pelada também revelou um outro lado muito interessante do visual. Andando pelas ruas aqui do bairro onde moro, onde a lei já está valendo e até mesmo hoje ao caminhar pela avenida Paulista, percebi que por trás das fachadas luminosas, quase todas hight-tech, se esconde arquiteturas comprometidas pelo tempo, muitas com fiações aparente, tintas desbotadas e paredes mofadas.
Dá uma impressão de que a cidade que se apresentava altamente futurista, regrediu para os anos 40 ou 50. Devo admitir que ficou até mais elegante, muito embora acho esse projeto da prefeitura tão fachada, quanto as fachadas dos comércios. Pois pra mim, cidade limpa é uma cidade cuidada, zelada, com um povo bem assistido pelo poder público e isso eu não vejo. São Paulo está cada vez mais abandonada, haja vista o caos que ela se transforma quando as chuvas vem, até onde não havia enchente agora tem. A sujeira toma conta da cidade, a volta da dengue, a epidemia de roedores que está deixando muitas regiões em pânico, os ônibus velhos que voltaram a circular, soltando aquelas fumaças pretas horrorosas, dentre outras mazelas que percebemos ao andar pela cidade. Então essa operação do prefeito Kassab e da senhora Regina Monteiro, não passa de uma fachada para chamar a atenção da mídia e criar fatos eleitoreiros. E só pra terminar, posso completar que a cidade está pelada e pelo novo projeto que proibe os feirantes de propagar seus produtos nas feiras, posso dizer que ela logo, logo ficará muda também!

Nenhum comentário: