quarta-feira, 9 de maio de 2007

PERDA DE FIÉIS É A MAIOR PREOCUPAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA NO BRASIL

Matéria do site BBC Brasil, ressalta alguns pontos importantes da visita do Papa Bento XVI ao Brasil.
O Papa deixa claro com sua visita e com a canonização do primeiro santo brasileiro, Frei Galvão, que o país é tratado com bastante importância pelo Vaticano. E isso se reflete na 5° Conferencia Episcopal Latino - Americano e do Caribe, onde fará a abertura e onde também pretende delinear novos rumos da Igreja Católica no bloco.
A preocupação da Igreja faz muito sentido, segundo o estudioso em Vaticano Marco Politi, porque diariamente, cerca de 8 mil fiéis católicos deixam a igreja para seguir movimentos neopentecostais.
Segundo dados do Vaticano, 90,12% da população brasileira era católica em 1980, em 2005 esse percentual caiu para 84,5%. Em outros dados como o IBGE de 2000, esse número é de 73,8 e da própria CNBB, onde o quadro é mais crítico com 67%. O Instituto Datafolha divulgou pesquisa no último domingo, em que o percentual de católicos no Brasil aparece com 64%.
Para Dom Cláudio Hummes, Prefeito da Congregação para o Clero, a evasão de católicos no Brasil chega a 1% ao ano.
Diante de dados tão alarmantes é mais do que justificavél a presença do Papa e o seu interesse em dar um rumo para a Igreja no país, de acordo com a sua visão.

Veja mais detalhes: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/05/070504_papabrasilvalquiria_ep.shtml

Nenhum comentário: